segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Ensinar ou impor aos filhos?


Ensinar ou impor aos filhos?


26-educar_filhos-bTEMPO DE REFLETIR 422 –
“Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor” (Efésios 6:4).
Todos os anos, Deus dá a milhões de pais um presente: um bebê novo em folha. Mães e pais se veem diante de uma decisão: fazer com que os filhos sejam uma imagem nossa ou deixar que eles sigam a identidade que Deus lhes deu?
Como pais, podemos acelerar ou frear, liberar ou reprimir o talento de nossos filhos. Eles passarão grande parte da vida se beneficiando ou se recuperando de nossa influência. Quem detém a mais nobre oportunidade de ajudar nossos filhos a pesar custos e benefícios e a optar pelo melhor caminho senão nós, pais? Mas faremos isso?
A Palavra de Deus nos urge a fazê-lo. Ouça com atenção este conselho a respeito da criação de filhos: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele” (Pv 22:6).
Cuidado com esse versículo. Não o interprete como se dissesse “se eu colocar meus filhos no caminho certo, eles nunca sairão dele. Se eu os encher das Escrituras, de lições bíblicas e sermões, eles podem até se rebelar, mas terminarão voltando”.
O provérbio não faz tal promessa. A salvação é uma obra de Deus. Pais piedosos podem preparar o solo e plantar a semente, mas Deus é quem dá o crescimento (1Co 3:6). Mães e pais amolecem corações, mas não conseguem controla-los. Mostrar o caminho? Sim. Forçar que ele seja seguido? Não.
Veja cada filho como um livro não a ser escrito, mas a ser lido.
Vamos orar? “Nós te agradecemos, Deus querido, pois Te importas com as preocupações do coração dos pais. Ensina-nos a concentrar em Ti nossos objetivos, planos e ambições para nossos filhos”. (ML)


 







Nenhum comentário:

Postar um comentário