domingo, 17 de julho de 2016

FALANDO DE VIDA ETERNA: ACUMULANDO DINHEIRO

ACUMULANDO DINHEIRO





E disse Jesus: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui. A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância; E ele arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. 

E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.

Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? 

Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus. (Lucas 12:15-21)

Voce pode obter uma fortuna honestamente, pode ficar rico através do seu talento, voce pode ser bem sucedido se ganhar na loteria.

Não há nada de errado nisso. Mas quando se tem dinheiro é melhor planejar e saber administrar a vida espiritual, física e emocional.

Onde está o erro acumulando dinheiro?

O que vai fazer com seu dinheiro?

Vai dizer a si mesmo, que agora você pode tudo, você juntou, ganhou, trabalhou, voce vai poder descansar pro resto de sua vida, por muitos anos estará seguro, vai curtir, comer, beber, ficar alegre e se divertir muito.

Aí é que mora o perigo, pois um minuto para frente, além do que estamos vivendo, não sabemos o que vai acontecer, tudo que vier a seguir nos está oculto, debaixo da mão de Deus

Não pense que acumulando dinheiro voce vai poder dizer: "agora sim, eu tenho, eu posso, eu faço, eu consigo, o dinheiro é meu"

  Vocêpode acordar no dia seguinte, e na presença de Deus, o senhor vai dizer: "louco, insensato!"

Quem ficará com o que você preparou? Você pensou que poderia fazer tantas coisas, mas chegou sua hora, você vai morrer.

Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?(Lucas 12:20)

O que você pensa que vai fazer, se você não tem controle do tempo da sua vida aqui. Muitos são os planos dos homens, mas de Deus vem a resposta exata

Não seja tolo depositando toda sua confiança no dinheiro, muitos fazem isso, não é errado sonhar, fazer planos, projetos de vida, ter objetivos claros, a longo prazo, também é normal, todos fazem isso, mas, se nos teus planos Deus não estiver incluído, muita coisa pode não dar certo.

Não seja insensato com seu dinheiro e com toda riqueza que conseguiu ajuntar, fale com a pessoa certa, fale com Deus, diga: aqui está o meu dinheiro, e agora, o que o Senhor pede que eu faça.

Deus não critica nossas riquezas e posses, mas, critica nossa arrogancia e estupidez, nossa pré-potencia, confiança exagerada nas riquezas achando que com elas teremos descanso e paz de espírito.

Se não existisse Deus, guardar e acumular riquezas seria a unica fonte segura de respostas para um futuro incerto.

A humanidade há muito tempo vem correndo atrás de dinheiro para sobreviver.

Não se preocupe com essa correria desenfreada atrás de dinheiro, para a maioria dos mortais ele é neutro, pode ser usado onde quiser, da forma que quiser, obter ele de qualquer jeito, mas se não usá-lo de forma certa, Deus não abençoará

E Jesus disse aos seus discípulos: Portanto vos digo: Não estejais apreensivos pela vossa vida, sobre o que comereis, nem pelo corpo, sobre o que vestireis. Mais é a vida do que o sustento, e o corpo mais do que as vestes.

Considerai os corvos, que nem semeiam, nem segam, nem têm despensa nem celeiro, e Deus os alimenta; quanto mais valeis vós do que as aves? E qual de vós, sendo solícito, pode acrescentar um côvado à sua estatura?

Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras? Considerai os lírios, como eles crescem; não trabalham, nem fiam; e digo-vos que nem ainda Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles.

E, se Deus assim veste a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé?

Não pergunteis, pois, que haveis de comer, ou que haveis de beber, e não andeis inquietos. (Lucas 12:22-29)

Muita gente anda inquieta por causa de dinheiro e sobre tudo que ainda vai fazer e precisa ser feito.

Seja rico de espírito, para de se inquietar, use seu trabalho, sua fé, e seu dinheiro pra sua provisão, mas tenha uma visão voltada para o reino de Deus, reparta seu tempo, dons e talentos, compartilhe, conviva com os outros, colabore com os planos de Deus. 

  Vocênasceu para servir a Deus e não para servir ao dinheiro e ser escravo de todas as compulsões e inquietações que a falta de administração de seu dinheiro produz.

Os passos de um homem bom são confirmados pelo SENHOR, e deleita-se no seu caminho. Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o SENHOR o sustém com a sua mão. Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão. Compadece-se sempre, e empresta, e a sua semente é abençoada. (Salmos 37:23-26)

A mensagem das escrituras é bem clara: Deus tudo possui e abençoa aqueles que se submetem a sua vontade e fazem o bem, é justo e só pensa em fazer o que é bom.

Deus tudo vai prover em beneficio dos bons administradores desta terra, dá proteção e direção para aqueles que lhe obedecem

Deus é rico para aqueles que o amam, e desde cedo Deus observa os homens na terra:

Nasce o sol e logo se acolhem, e se deitam nos seus covis. Então sai o homem à sua obra e ao seu trabalho, até à tarde. O SENHOR, quão variadas são as tuas obras! Todas as coisas fizeste com sabedoria; cheia está a terra das tuas riquezas.

Assim é este mar grande e muito espaçoso, onde há seres sem número, animais pequenos e grandes. Ali andam os navios; Todos esperam de ti, que lhes dês o seu sustento em tempo oportuno.

Dando-lho tu, eles o recolhem; abres a tua mão, e se enchem de bens. Escondes o teu rosto, e ficam perturbados; se lhes tiras o fôlego, morrem, e voltam para o seu pó. Envias o teu Espírito, e são criados, e assim renovas a face da terra. A glória do SENHOR durará para sempre; o SENHOR se alegrará nas suas obras. (Salmos 104:22-31)

Deus é o grande provedor, façamos o que ele quer, fiquemos atento as suas exigencias. Dele nada se pode tirar, Dele nada pode ficar oculto. As pessoas que tentam ficar ricas, acabam se enroscando em outras adversidades.

Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos; Que façam bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis; Que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam alcançar a vida eterna. (1 Timóteo 6:17-19)

Paulo cita uma lista de bons conselhos aos que querem ficar ricos - Ser rico em boas obras, generosos e prontos a repartir e compartilhar. 

O homem sábio ora e trabalha, mesmo sendo pobre, Deus lhe escuta e lhe abençoa. O homem humilde, enriquece, acumula riquezas e se esquece de Deus.

A maior riqueza, ainda que muitos não entendem, ainda é ter Jesus no coração, com ele a gente é feliz, não há necessidades espirituais, nem emocionais, porque tudo o que voce tem ou possa ainda possuir não é seu, a sua vida é dom de Deus.

As escrituras deixam uma coisa bem clara: seus dons, talentos, seu dinheiro, seu corpo, seu espírito não são seus, é emprestado por Deus, foi ele quem concedeu todas as coisas na terra

Eis que os céus e os céus dos céus são do SENHOR teu Deus, a terra e tudo o que nela há.

(Deuteronômio 10:14)

Tua é, SENHOR, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu é, SENHOR, o reino, e tu te exaltaste por cabeça sobre todos. E riquezas e glória vêm de diante de ti, e tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder; e na tua mão está o engrandecer e o dar força a tudo.

(1 Crônicas 29:11-12)

Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o SENHOR dos Exércitos.

(Ageu 2:8)

Não ponham a esperança na incerteza das riquezas. Ponham a esperança em Deus, o único que nos dá provisão, direção e proteção

Muitos continuam e estão percorrendo este caminho incerto de busca desenfreada por dinheiro e paz de espírito, não sejam influenciados pelas pessoas egoístas e gananciosas 

Não temas, quando alguém se enriquece, quando a glória da sua casa se engrandece.

Porque, quando morrer, nada levará consigo, nem a sua glória o acompanhará.Ainda que na sua vida ele bendisse a sua alma; e os homens te louvarão, quando fizeres bem a ti mesmo, Irá para a geração de seus pais; eles nunca verão a luz. O homem que está em honra, e não tem entendimento, é semelhante aos animais, que perecem.

(Salmos 49:16-20)

Quando olhamos para as circunstâncias difíceis da vida, pensamos como é bom ter dinheiro, mas não conhecemos bem a alma e o espírito das pessoas que tem muito dinheiro.

Para Deus é muito melhor termos entendimento de quem somos e quem Ele é, porque existe um reino espiritual embutido dentro de nós, é o reino de Deus e só com ele no controle seremos felizes.

Esta é a melhor riqueza, junte menos e seja mais, compartilhe o que tem, procure ser alguém, do que ter as coisas e viver num vazio existencial

Não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos; façam o bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis; entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam alcançar a vida eterna. Guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e ás oposições da falsamente chamada ciência, A qual, professando-a alguns, se desviaram da fé. A graça seja contigo. 

(1 Timóteo 6:17-21)

Nenhum comentário:

Postar um comentário